Aquecimento para ação dos projetos

Com o objetivo de assegurar aos jovens aprendizados especí?cos, visando o desenvolvimento de conteúdos ou de habilidades diretamente relacionados ao foco do projeto, os jovens participantes do projeto Laboratório do Programa Aprendiz Comgás, integraram três diferentes oficinas, conduzidas por colaboradores da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Para os jovens Karoline Maia, Lucas Veloso, Fernanda Souza e Renata Ferreira, integrantes do projeto, Agora que já sei a oficina específica trouxe elementos que irão auxiliar no desenvolvimento das atividades de Comunicação que pretendem desenvolver junto aos jovens do bairro da Luz. Para isso, entrar em contato com algumas metodologias e conteúdos contribuiu para que conseguissem elaborar um planejamento mais detalhado dos encontros previstos. O educador Tiago Torres apresentou as etapas de uma oficina, desde o planejamento, escolha e pesquisa do tema até sua estruturação. A ideia era ajudar o grupo a organizar as atividades idealizadas resultando numa maior efetividade das ações propostas pelo projeto.

Já a oficina de Intervenções Artísticas, ministrada pelo educador Roberto Barros visou estimular os jovens, Daiana Carvalho, Giovana da Silva e Rodrigo Cordeiro integrantes do projeto Arte na Vida, a elaborar lógicas de intervenção urbana, através de iniciativas artísticas que dialoguem com o cotidiano e suas pessoas compreendendo as dimensões simbólicas, cidadãs e artísticas contidas nessas ações.

A Construção de jogos de tabuleiro e pesquisa de jogos tradicionais foi oferecida aos jovens do projeto Arte na Vida e Você é mais que um vencedor. Segundo o educador Rafael Martins , essa vivência permitiu aos grupos “reconhecerem a importância” de se “pensar em estratégias participativas”, aonde o publico beneficiado dos projetos pudessem ser propositivos, contribuindo para a elaboração das atividades a partir de seus repertórios.

Os projetos desenvolvidos no Laboratório serão executados no mês de Setembro, todas as ações serão realizadas na região central da cidade de São Paulo, integrando as ações do Bairro- escola, que através de projetos desenvolvidos pela Associação Cidade Escola Aprendiz, buscam fomentar e articular politicas, escolas, famílias e comunidades para a garantia da educação integral de crianças e jovens.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks