Formação completa iniciará 2ª turma no próximo sábado

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiço­amento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), o Programa Aprendiz Comgás, com seu projeto Disseminação – Formação Completa dará início à sua segunda turma. Serão aproximadamente 42 professores coordenadores da disciplina de Sociologia que participarão durantes quatro meses da formação Tecnologia Social para a Juventude.

Os professores terão oportunidade de analisar a metodologia elaborada pelo programa ao longo desses 11 anos e vivenciar suas ferramentas práticas, que contribuem para a construção de projetos sociais. Também poderão entrar em contato com conceitos norteadores do PAC e refletir sobre a adaptação e adequação necessárias às realidades escolares.

Os conteúdos dos cursos vão de encontro ao CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (Sociologia) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias (capítulo 4º) estabelecendo relações com conceitos e temas que compõem a Sociologia.

O tema escolhido para o primeiro encontro foi Paradigmas da Juventude, que trará o contexto vivido pelas diferentes juventudes ao longo da história evidenciando seu potencial para promoção de transformações sociais. Além desse panorama histórico, informações relacionadas às práticas juvenis existentes atualmente e a possibilidade de dialogo gerada por elas com as politicas públicas para a juventude principalmente na área da educação, trabalho e cultura, serão apresentadas e discutidas.

Após esse primeiro encontro presencial, que será realizado na sede da EFAP, a sequencia desta formação será a distancia, através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dividido por quatro módulos, cada professor poderá acessar conteúdos e interagir com outros professores, tutores da EFAP e equipe do PAC, alimentando o dialogo e a reflexão por meio da sua participação em Fóruns e videoconferências.

Professores inscritos fiquem atento as primeiras datas do módulo 1: Juventude: paradigmas, concepções, políticas públicas e projeto social.

15/09/2012 – 1º Encontro Presencial:

19/09/2012 – 1º Questão discursiva 1;

19/09/2012- 1º Questão discursiva 2;

19/09/2012 – 1º Fórum;

19/09/2012- 1º Exercício de classificação;

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks