Programa Aprendiz Comgás aposta em novas ações para 2013

Jovens participam de formação no Jardim Ângela, em São Paulo

As atividades do Programa Aprendiz Comgás já estão a todo vapor e repletas de novidades para este ano. O projeto Laboratório, que oferece formação para jovens de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, chega pela primeira vez ao Jardim Ângela, bairro da zona Sul de São Paulo.

A proposta da formação é apoiar os jovens no desenvolvimento de uma intervenção social, possibilitando que eles experimentem um conjunto de ferramentas para transformar suas ideias numa ação prática de impacto local. Para isso, durante toda a formação, que segue até julho, os jovens participam de oficinas de comunicação, articulação de parcerias, mapeamento e pesquisa, além de visitar espaços culturais e fazer atividades de campo.

Os 35 jovens selecionados iniciaram as atividades em março. Os encontros acontecem todas as terças e quartas-feiras, à tarde, no CEU Vila do Sol, na EE. Honório Monteiro ou no CCJ Copacabana. A ideia é que os jovens desenvolvam sete projetos no bairro nas áreas de comunicação, meio ambiente, esporte e educação. Entre as propostas estão: Rádio Escola; Campeonato Escolar; Revitalização da Escola Honório; Revitalização da Escola Amélia Kerr; Cine Attack; Reformateca e Roda de Leitura.

Disseminação da tecnologia

Professores participam de encontros para conhecer a metodologia do PAC

Em 2013, o PAC tem novidades também na disseminação de sua tecnologia social, visando ampliar a visão de educadores e de professores de ONGS e da rede pública de ensino em relação ao potencial e à participação juvenil, além de contribuir para a reflexão acerca de suas práticas educativas no ambiente escolar.

Em parceria com Centro Paula Souza, a equipe do PAC irá desenvolver, ao longo deste ano, pela primeira vez, uma série de oficinas para os alunos do curso técnico de Orientação Comunitária das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais). O primeiro encontro aconteceu no dia 15 de abril, na ETEC Jabaquara, com a participação de 45 alunos do curso. A proposta foi discutir a construção de um projeto social.

Além disso, outras iniciativas que já vinham sendo desenvolvidas nesta frente de ação com bons resultados também continuam em 2013. A equipe do PAC tem realizado diversas formações na ETEC Parque da Juventude. Para os professores, neste início do ano, já foram promovidas formações com a participação de 58 professores do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) e dos cursos técnicos da ETEC para a elaboração de projetos interdisciplinares. O acompanhamento será feito até o final deste semestre.

Outras duas atividades nesta ETEC contam com a participação dos próprios estudantes. O PAC promove formações junto aos alunos do Ensino Médio que participam da disciplina Projeto Técnico Científico (PTC), a fim de ajudá-los a construir os seus projetos, assim como junto aos alunos da disciplina Projeto de Educação Ambiental. As atividades serão realizadas até dezembro.

Novas iniciativas para a disseminação da tecnologia estão programadas também para serem realizadas com professores das ETECs da Baixada Santista, além de formações voltadas para professores de Sociologia, em modalidade EAD (educação a distância), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

“Sistematizar as diversas metodologias de trabalho que estão sendo criadas junto as ETECs será um grande ganho para a Tecnologia Social para Juventude do PAC em 2013. Essa parceria tem se mostrado um campo de experimentações e de criação conjunta. Outro ponto importante neste ano será apresentar os resultados alcançados pelo Programa até agora, sempre na perspectiva de dar visibilidade às ações que fortaleçam as discussões de educação e juventude na sociedade”, comenta Ivy Moreira, gestora do Programa Aprendiz Comgás.

Jovens em ação

Neste ano, o apoio e reconhecimento que o PAC oferece aos grupos de jovens que desenvolvem ações sociais inovadoras pela cidade de São Paulo terá uma nova proposta. A ideia do projeto Coletivo Jovem é reunir esses vários grupos com atuação já consolidada no município a fim de realizar um trabalho colaborativo.

O grupo terá um valor de R$ 15 mil para definir e implementar novos projetos ou fortalecer experiências exitosas já existentes. Durante o mês de abril e maio, a equipe do PAC fará um mapeamento dos coletivos e seleção dos participantes. A partir de junho, o coletivo já iniciará os trabalhos.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks