Projeto Coletivo Jovem seleciona grupos de São Paulo e região metropolitana

O Programa Aprendiz Comgás (PAC) – uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz e da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) – está com inscrições abertas para o Projeto Coletivo Jovem. A proposta é apoiar grupos e coletivos formados por jovens, entre 18 a 29 anos, que já desenvolvam projetos ou ações sociais que impactem direta ou indiretamente em seu território de atuação.

Poderão concorrer ao apoio grupos localizados na zona Norte da cidade de São Paulo (Subprefeitura Tucuruvi/Santana; Brasilândia/Freguesia; e Jaçanã/ Tremembé), zona Leste (Subprefeitura Itaquera; São Miguel; e São Mateus), e zona Oeste (Subprefeitura Butantã), além das cidades de Guarulhos, Osasco e Santo André, localizadas na região metropolitana de São Paulo.

Os grupos e coletivos poderão ter ações voltadas para qualquer público e em diferentes áreas (cultura, comunicação etc). No entanto, será um diferencial os projetos potencialmente educativos e que estejam articulados localmente.

Os cinco grupos selecionados irão participar, de junho a novembro, de uma série de atividades para fortalecer e potencializar suas ações e projetos. O ponto de partida será a elaboração conjunta pelos jovens de uma proposta de ação colaborativa para aplicação de recursos financeiros do Programa, que contemple suas necessidades e demandas.

Os participantes do Coletivo Jovem receberão ainda orientações sobre ferramentas disponíveis para o aprimoramento da avaliação e comunicação das ações realizadas pelos grupos, assim como acesso a oportunidades de financiamento para os projetos. O Coletivo será também um espaço aberto para trocas de experiências e conhecimentos entre os grupos participantes, assim como para a construção de objetivos de ação comuns.

“Esperamos que os coletivos elaborem uma proposta que vá de encontro aos seus potenciais e/ou demandas e que esse processo resulte numa ação cada mais integrada entre as organizações juvenis, contribuindo para desenvolvimento do território em que desejam atuar. Queremos potencializar os projetos para que eles garantam a sua sustentabilidade”, comenta Fernanda Oliveira, articuladora do Aprendiz Comgás.

Serviço – As inscrições poderão ser feitas até o dia 29 de maio pela internet (http://www.surveymonkey.com/s/RLYYYGN). Informações pelo telefone: (11) 3096-3900 ou 3819-9226.

Sobre o Programa Aprendiz Comgás

O PAC foi criado em 2000 com a proposta de atuar junto aos jovens, estudantes de escolas públicas e privadas, visando ajudá-los no desenvolvimento e viabilização de iniciativas sociais nas comunidades onde vivem. O Programa já envolveu mais de 4090 jovens, que elaboraram e desenvolveram 910 projetos de intervenção social, com o intuito de solucionar questões de suas comunidades nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, cidadania e comunicação.

A Tecnologia Social para a Juventude – Aprendiz Comgás é também disseminada por meio da formação de educadores de outras organizações e professores de escolas públicas de ensino médio, ampliando sua visão em relação ao potencial e à participação juvenil, além de contribuir para a reflexão acerca de suas práticas educativas no ambiente escolar.

Informações à imprensa:
Daniele Próspero ([email protected] / 11 99444.3587)
Paola Prandini ([email protected] / 11 99999.0602)
Site: www.aprendizcomgas.org.br

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks