Projeto Coletivo Jovem divulga resultado da seleção de grupos juvenis

Oito grupos da cidade de São Paulo foram selecionados para participar do Projeto Coletivo Jovem 2013, desenvolvido pelo Programa Aprendiz Comgás. Ao todo, 36 organizações juvenis se inscreveram para participar da iniciativa, que visa apoiar e fortalecer as ações de grupos e coletivos formados por jovens, entre 18 a 29 anos, que já desenvolvam projetos sociais que impactem direta ou indiretamente em seu território de atuação.


Os grupos selecionados estão localizados em sua maioria na zona Leste da cidade e têm como proposta utilizar as linguagens artísticas e de comunicação para garantir o acesso à cultura produzida no território para adolescentes e jovens.


“No campo da participação, esses grupos trazem como bandeira a democratização da cultura e o desenvolvimento local. Eles reconhecem que ações articuladas em rede dentro e fora dos locais de atuação podem potencializar e trazer maior visibilidade. Isso porque os desafios são muitos. O mais sinalizado pelos grupos diz respeito à criação de estratégias criativas que visem o fortalecimento organizacional e, por conseqüência, a sustentabilidade de suas iniciativas”, comenta Fernanda Oliveira, articuladora do Aprendiz Comgás.


“Ficamos felizes com a proposta, pois percebemos que ela promove uma aproximação entre os grupos e coletivos da zona Leste. Acredito que o projeto poderá ampliar a minha rede trazendo maior visibilidade para as nossas ações”, ressalta Geisson Silva, 25 anos, do grupo Cinemateus, que desenvolve oficinas de audiovisual em escolas públicas e também gravação de vídeo para o terceiro setor.


Jovens em ação


Durante o ano, os grupos terão a oportunidade de, em conjunto, elaborarem uma proposta de ação colaborativa para aplicação de recursos financeiros do Programa, contemplando suas necessidades e demandas.


O primeiro encontro do Ciclo de Vivência Colaborativa já está marcado para o dia 22 de junho. A metodologia prevê a integração e o compartilhamento de saberes entre as organizações juvenis participantes do projeto, promovendo o reconhecimento das experiências frente aos desafios existente nos territórios de atuação, por meio do diálogo e da reflexão coletiva, que levem a elaboração de ações que atendam a um objetivo comum.


Fernanda Oliveira explica que esses objetivos poderão estar vinculados a três esferas: recursos materiais (a construção e manutenção de algo em concreto, serviços, infraestrutura etc.); recursos imateriais (a definição de conceito, o desenvolvimento de processos de trabalho, sistematizações etc.); e planos estratégicos (criação de espaços de diálogo, promoção de causas e temática etc.).


“Nesse sentido, quanto mais conectado ao território e quanto mais parceiros e colaboradores mobilizarem, mais a experiência vivenciada estará vinculada a uma ‘rede compartilhada de sentidos’ que, pela convergência de propósitos, é capaz de pautar políticas que vão ao encontro dos interesses públicos”, comenta.


O encontro será realizado na Casa Alfredo Volpi (Rua Victório Santin, 206 -Itaquera – São Paulo), das 10h45 às 17h30.

Conheça os grupos selecionados:
1. Coletivo Cinemateus – São Mateus
2. Coletivo Usina dos Atos – Cidade de Tiradentes
3. Grupo Filhos da Dita – Cidade de Tiradentes
4. Coletivo Marginaliaria – São Miguel
5. Coletivo São Miguel no Ar – São Miguel
6. Grupo BreakInforma – São Mateus
7. Grupo Teatro Palavra – Itaquera
8. Cursinho Popular do Jd. Pantanal – Jardim Pantanal
Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks