Coletivo Jovem inicia atividades e reúne grupos juvenis em São Paulo

O Projeto Coletivo Jovem, desenvolvido pelo Programa Aprendiz Comgás, iniciou com força total a série de encontros com os seis grupos e coletivos juvenis da cidade de São Paulo que foram selecionados para participar das ações neste ano.

Até o final de julho, os grupos participam de atividades que fazem parte do “Ciclo Vivências Colaborativas”, que incentiva a integração e o compartilhamento de saberes entre as organizações juvenis integrantes do projeto. A proposta é valorizar as experiências, os conhecimentos e a criatividade dos jovens frente aos desafios vivenciados no dia a dia de seus projetos.

Por isso, nas duas atividades iniciais, realizadas nos dias 22 e 29 de junho, os jovens participaram de momentos de diálogo e reflexão coletiva. No primeiro encontro na Casa de Cultura Alfredo Volpi, na zona Leste, os grupos puderam se conhecer um pouco mais. A atividade demonstrou um forte engajamento dos grupos nos processos de transformação social, por meio da arte (teatro e literatura) e da comunicação (audiovisual e mídia impressa) e o caráter politico de suas ações, já que buscam desenvolver reflexões conjuntas com outros jovens sobre as questões que os afetam.

“A partir do contato com o teatro, eu vejo duas Thábatas: uma antes e outra depois. Depois da ocupação que fizemos de um galpão abandonado, criamos uma história linda e nos comprometemos com a transformação do bairro por meio da arte”, ressaltou Thábata Letícia Moraes da Silva, do grupo Filhos da Dita.

Durante o encontro, os jovens também foram incentivados a perceber os pontos comuns existentes entre os coletivos, a partir da reflexão sobre suas trajetórias e marcos. Todos compartilharam suas aprendizagens e avanços, assim como as estratégias utilizadas. Com isso, vários conseguiram identificar questões semelhantes aos projetos

“Encontramos muitos pontos em comum com o grupo ´São Miguel no Ar´. Além de trabalharmos com comunicação e acreditarmos no audiovisual como ferramenta de transformação, existem princípios que norteiam nosso trabalho, como a escuta da comunidade para elaboração de qualquer ação social”, destacou Geisson Silva, do Coletivo Cinemateus.

Já a atividade do dia 29 foi realizada no Galpão de Cultura e Cidadania do Jd. Lapena. Nesse encontro, os jovens elaboraram o fluxograma de seus projetos, afim de que cada um visualizasse as áreas temáticas, os objetivos e as ações que são desenvolvidas pelos participantes. Ao final, os grupos conversaram sobre como é possível, a partir da prática de cada projeto, elaborar outros fluxos que norteiem a ação conjunta que será elaborada e executada nos meses de setembro a novembro.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks