Professores de escolas técnicas discutem Juventude e Projetos Sociais

Em diferentes regiões do estado de São Paulo, professores de Escolas Técnicas Estaduais, do Centro Paula Souza – as chamadas ETECs – têm algo em comum: o envolvimento com a discussão de temáticas acerca de Juventude e de Projetos Sociais.

Entre eles, está Débora Bueno, educadora da ETEC CEPAM, que participou de um ciclo de oficinas ministradas aos alunos do curso de Orientação Comunitária da unidade.

A formação, realizada pela equipe do projeto Disseminação, do Programa Aprendiz Comgás (PAC), buscou sensibilizar os alunos do curso a respeito da importância do mapeamento e do diagnóstico no desenvolvimento de projetos sociais e ainda promoveu vivências em prol da utilização da ferramenta de mapeamento. Bueno declarou que “como professora, a atividade ´Expedição Investigativa´ como instrumento de ensino e aprendizagem foi ótima”.

O PAC – iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) – busca ampliar a atuação de educadores em relação ao potencial e à participação juvenil, além de contribuir para a reflexão acerca de suas práticas educativas no ambiente escolar. Nesse sentido, o Aprendiz Comgás procura atender a demanda de formação continuada para professores.

O projeto Disseminação é voltado à formação de professores e já passou por diversas cidades do estado de São Paulo, como Hortolândia, Limeira, Taubaté, Americana, São José dos Campos, Baixada Santista, entre outras. No total, mais de 800 educadores de ONGs e professores da educação formal foram capacitados, com foco em juventude e criação de projetos sociais.

Judith Terreiro, coordenadora de projetos no Centro Paula Souza, declara que a parceria com o Programa Aprendiz Comgás “colabora para que Centro Paula Souza possa sedimentar suas diretrizes pedagógicas e estabelecer, nas unidades de ensino, um sistema de gestão participativo e voltado para a melhoria contínua dos serviços educacionais públicos que são oferecidos”.

Na cidade de São Paulo, dois outros professores também atuam em parceria com o PAC. Elisangela Goulart, professora da ETEC Parque da Juventude, no bairro do Carandiru, é uma delas. Segundo ela, dois motivos a levaram a firmar a parceria com o Aprendiz Comgás. “O primeiro deles está em como o programa entende e trabalha a educação: como facilitadora de mudanças sociais! É assim, que eu, também a entendo. O segundo ponto é que sempre busquei por metodologias que contribuíssem no bom desenvolvimento das minhas aulas. E isso tem dado muito certo”, explica.

Atuando em paralelo com Elisangela, mas em outro extremo da capital paulista, está Luiz Fernando Lucas de Meneses Rocha, que trabalha na ETEC Irmã Agostina, em Interlagos. Para ele, o PAC apresenta ações com a cara e a dinâmica dos alunos que frequentam as escolas. “A partir das formações do Aprendiz Comgás, fui capaz de amadurecer uma série de conceitos sobre o serviço social, bem como sobre o planejamento e a execução de projetos sociais, além de ter compreendido o conceito de ´jovem-protagonista´ difundido pelo Programa. Vi na metodologia do PAC uma possibilidade de proporcionar aos meus alunos o incentivo e o apoio que não tive quando aluno”.

Durante o ano de 2013, o calendário de formações do PAC junto a educadores de diversas cidades do estado de São Paulo continuará a ser preenchido. Para acompanhar o que está por vir, acesse: www.aprendizcomgas.org.br.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks