Jovens participam de oficina sobre roda de leitura e organização de biblioteca

Os jovens dos projetos Roda de Leitura e Reformateca, que fazem parte do Laboratório do PAC no Jardim Ângela, participaram nos dias 22 e 29 de agosto de oficinas específicas, a fim de prepará-los ainda mais para a atuação na comunidade.

No primeiro dia, o tema principal foi “roda de leitura”. A partir de diversas dinâmicas, a proposta foi mostrar aos jovens formas de se trabalhar a leitura de maneira leve e divertida, assim como a importância de se conhecer o público com o qual irá atuar.

Já no dia 29, por meio de uma simulação de uma biblioteca e seus frequentadores, o objetivo foi debater sobre quais as atividades e conhecimentos importantes sobre o espaço, como organização, conhecimento do acervo, habilidade para lidar com diferentes tipos de pessoas e interesses. Os jovens puderam ainda conhecer algumas experiências de bibliotecas itinerantes – Carrinho de Mãoteca e Bibliocicleta –, assim como o software livre Biblioteca Fácil, que faz cadastro do acervo e usuários de biblioteca.

As atividades foram comandadas por Israel Neto, que é rapper, escritor e produtor cultural, além de educador social do Programa Jovens Urbanos. “Poder ministrar a oficina para esses jovens do outro extremo da cidade, mas que se parecem tanto comigo, foi de grande importância para avaliarmos até onde nossa voz chega e como podemos contribuir para que esse percurso seja menos nebuloso do que foi pra nós”, disse.

A jovem Cássia Almeida, do Projeto Roda de Leitura, enfatizou a contribuição das oficinas específicas para a sua atuação. “A atividade ‘abriu’ nossa mente e nos ajudou a pensar melhor no nosso projeto e na sua organização, de forma que seja mais interativo”. A colega Raissa Santana também gostou do resultado final. “Foi uma das experiências maravilhosas que tive. Aprendi muito, me ensinou que rodas de leitura podem ser ricas e bem divertidas, podemos produzir saraus, troca de gibis e outros”.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks