Encontro Comunitário de Teatro Jovem movimenta São Paulo

De 07 a 15 de setembro o bairro Cidade Tiradentes, na zona Leste de São Paulo, será o palco da 5 ª edição do Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo – “Nossa Pátria é o Teatro!”

O evento reunirá grupos e artistas de 12 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Uruguai e Brasil), com oficinas, intercâmbios, apresentações teatrais, fóruns e shows.

Serão apresentadas experiências como a do Grupo Vichama do Peru, Teatro Trono da Bolívia e Catalinas Sur da Argentina, com grande bagagem e conhecimento sobre teatro em comunidade. Também participarão grupos brasileiros como O Beco de Minas Gerais e Esculacho de Mogi das Cruzes, que apresentarão espetáculos. A fim de espalhar as atividades do Encontro, os intercâmbios acontecerão ainda no CEU Água Azul e serão realizadas apresentações teatrais no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e nas praças do bairro. Todas as atividades serão abertas e gratuitas.

A iniciativa, que neste ano conta com o apoio da Comgás, é organizada por grupos do Centro Cultural Arte em Construção de Cidade Tiradentes, como o Filhos da Dita, o Aos Quatro Ventos, além da Trupe Palomar e o Instituto Pombas Urbanas, que apresentarão espetáculos.

De acordo com Thábata Letícia, do Núcleo Teatral Filhos da Dita – participante do Projeto Coletivo Jovem, do Aprendiz Comgás – o Encontro vem fortalecer os grupos que buscam desenvolver seu fazer teatral de forma integrada à cidade, ao bairro ou à região em que se vive. “É uma iniciativa que contempla as necessidades de grupos de jovens de circular, de se apresentar, de ampliar seus conhecimentos, de criar novas amizades, refletir juntos sobre a cultura, além, é claro, de celebrar e festejar. Também é importante ressaltar o conceito ´comunitário´ do evento, que nos remete aos primórdios do fazer teatral quando a representação das peças partia do povo. E é esse sentido que muitos grupos do Brasil estão buscando para sua criação artística e a América Latina tem muito a contribuir”, comenta.

Nesta edição, haverá também a reunião da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade (a qual o Instituto Pombas urbanas é co-fundador).

Confira a programação completa no site do evento. Acesse também a página no Facebook e o vídeo do Encontro.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks