Jovens do Jardim Ângela se mobilizam para promover ação coletiva na comunidade

Os jovens participantes do projeto Laboratório do PAC, no Jardim Ângela, estão engajados em uma nova proposta de intervenção comunitária. Os grupos decidiram por planejar uma ação coletiva envolvendo todos os projetos.

A ideia é promover um evento cultural, no dia 26 deste mês, das 13h às 17h, com apresentação de diferentes grupos culturais na EE Dr. Honório Monteiro. Os alunos que participam o grêmio estudantil da Honório também estão mobilizados para ação. Até lá, eles irão se reunir com as educadoras do PAC para planejar a atividade.

Além da ação coletiva, os jovens continuam se mobilizando para a realização de seus projetos. O grupo Roda de Leitura, por exemplo, promoveu dois encontros e irá investir mais na divulgação durante este mês para conseguir um público maior para suas ações na escola Honório. O Cine Attack participou de um encontro do projeto Cine Degrau, organizado pela OCA – Agência de Criatividade, e que promove apresentações de curtas-metragens na comunidade do Jardim Ângela.

Já o grupo Reformateca está em busca de apoio e trabalha na organização de materiais, enquanto o Revitalização Honório aguarda a liberação da escola para iniciar suas ações.

Formação e prática

Os jovens do PAC participam ainda de uma série de atividades a fim de articular novas parcerias, aprimorar o planejamento de seus projetos e mobilizar a comunidade local. Durante o mês de agosto, os jovens conheceram o Telecentro CEU Vila do Sol, a fim de que este possa também ser um espaço para a realização de seus projetos. Além disso, durante a atividade, as educadoras buscaram ressaltar questões centrais para uma intervenção comunitária, como o fortalecimento da comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Já nos dias 22 e 29, os jovens dos projetos Roda de Leitura e Reformateca participaram de oficinas específicas, a fim de prepará-los ainda mais para a atuação na comunidade. No primeiro dia, o tema principal foi “roda de leitura”. A partir de diversas dinâmicas, a proposta foi mostrar aos jovens formas de se trabalhar a leitura de maneira leve e divertida, assim como a importância de se conhecer o público com o qual irá atuar.

No segundo dia de atividade, por meio de uma simulação de uma biblioteca e seus frequentadores, o objetivo foi debater sobre quais as atividades e conhecimentos importantes sobre o espaço, como organização, conhecimento do acervo, habilidade para lidar com diferentes tipos de pessoas e interesses.

As atividades foram comandadas por Israel Neto, que é rapper, escritor e produtor cultural. A proposta foi aproximar os jovens do Laboratório de grupos juvenis que já desenvolvem ações de intervenção comunitária, como é o caso dos participantes do projeto Coletivo Jovem, também do PAC.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks