PAC participa de palestra na ETEC Parque da Juventude

No dia 19 de Setembro, a equipe do projeto Laboratório do PAC, formada por Roberta Piozzi e Renata Paiva, estiveram na ETEC Parque da Juventude para acompanhar a palestra “Psicopatia Forense”, ministrada por Christian Costa aos alunos do Ensino Médio.

O convite foi feito por um grupo de alunas do 3º ano da escola, que fazem parte da disciplina Projeto Técnico Científico, da professora Elisangela de Fátima Motta Goulart, parceira do Programa.

Renata Paiva, estagiária do Aprendiz Comgás, acompanhou o evento e afirmou que “o conteúdo prendeu a atenção do início ao fim. Fiquei contente por poder estar presente e acompanhar o resultado do excelente trabalho das jovens que foram responsáveis pela organização da palestra”, ressaltou.

O grupo está fazendo um projeto sobre psicopatia forense e, como parte desse processo, iniciaram uma pesquisa na internet para obter informações sobre o tema, maneira pela qual passaram a conhecer o site do palestrante: www.comportamentocriminal.com.br.

Christian Costa atua na área criminal há 11 anos e procura relacionar ciência e prática na compreensão e intervenção de atos violentos e criminosos. No entanto, esta foi a primeira vez que fora convidado a ministrar uma palestra para alunos do ensino básico.

O interesse da turma foi grande. Nesse sentido, alunos dos três anos do Ensino Médio da ETEC estiveram presentes no evento e diversas perguntas foram direcionadas ao palestrante. Dessa maneira, o que era para ser um trabalho tradicional na escola se tornou uma oportunidade para ampliar a ação e aprofundar os conhecimentos dos participantes.

Já Roberta Piozzi, uma das educadoras do PAC que esteve presente no encontro, declarou que “a ideia inicial do grupo era que os próprios aplicassem a palestra, entretanto, em meio ao processo, pôde-se promover algo diferente e contatar um profissional da área. Isso nos indica como as etapas de desenvolvimento de projeto são importantes, pois as ideias amadurecem e a criatividade aflora”.

Grupo de jovens que organizaram a palestra