Um “salve” da periferia para a sétima arte

Em prol dos direitos de ser ouvida e vista – fazendo jus à realidade – a periferia da Zona Leste de São Paulo manda um “salve”. Com lançamento previsto para o final de 2013, o filme “Um Salve Doutor”, realizado pela rede de coletivos culturais de São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo, promete dar voz à população comumente marginalizada da capital paulista.

Dirigida por Rodrigo Santos Sousa, a película apresenta a história de um jovem afrobrasileiro da periferia paulistana, KPG, que, em um momento de mudança de sua vida, decide sequestrar um promotor e inicia sua saga pela reconquista do seu passado, organização do seu presente, além de interferir no futuro de todos ao seu redor.

Integrantes da equipe de "Um Salve Doutor"

O longa metragem busca, a partir do intercâmbio entre os coletivos participantes, usar a linguagem do audiovisual a fim de estabelecer um processo aberto e compartilhado – com foco na aprendizagem mútua – que apresente a periferia por ela mesma. O intuito, inclusive, é inscrever a produção em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Com parceiros como o Programa Aprendiz Comgás, entre outros, Andrio Candido e Alex Durães Monteiro, que compõem a ficha técnica do filme e fazem parte do Coletivo Cultural Marginaliaria, relatam que “o PAC vem sendo importante na formação estrutural do coletivo, pois o Marginaliaria está aplicando as metodologias apresentadas pelo Programa e buscando o tão almejado CNPJ”.

Em busca da formalização jurídica, o Coletivo Jovem do Programa Aprendiz Comgás, do qual o Coletivo Cultural Marginaliaria faz parte, apresentou, essa semana, proposta colaborativa que traz, também, outras demandas, como a gestão qualificada do conhecimento e a garantia do direito à participação social da juventude.

Coletivo Cultural Marginaliaria em ação cultural na cidade de São Paulo

Com o CNPJ em mãos, após três anos de existência, o Marginaliaria poderá extravasar, ainda mais, os limites da região de São Miguel Paulista, na Zona Leste paulistana, para garantir sustentabilidade para a produção cultural que realiza em diferentes linguagens artísticas. Nesse sentido, vale dizer que o grupo promove, periodicamente, dois saraus literários, além de estar diretamente ligado à realização de “Um Salve Doutor”.

Para mais informações sobre as ações do Coletivo Cultural Marginaliaria, acesse: http://projetomarginaliaria.wix.com/marginaliaria e para conhecer o filme “Um Salve Doutor”, clique a seguir: https://www.facebook.com/1salvedoutor

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks