Aprendiz Comgás promove o evento “Juventude na cidade: conexões possíveis”

E se jovens e gestores públicos pudessem sentar na mesma mesa para debater as políticas públicas voltadas para a juventude na cidade? E se professores, que buscam repensar suas práticas educativas no ambiente escolar, trocassem experiências com os próprios jovens sobre novas maneiras de se promover o ensino? E ainda, se apoiadores pudessem dialogar com jovens e educadores, para promover novos projetos que atendam aos seus anseios e sonhos?

Foi pensando nesse espaço de encontro, de olho no olho, de intensa conversa e um diálogo aberto, colaborativo e participativo, que o Programa Aprendiz Comgás (PAC) construiu o evento “Juventude na cidade: conexões possíveis”, que será realizado no dia 27 de novembro, em São Paulo. A proposta é provocar essas aproximações e incentivar as conexões entre todos aqueles que querem promover novas experiências para as juventudes do país.

O encontro é voltado para professores, gestores sociais, representantes do poder público, empresários, jovens participantes de projetos e coletivos, e demais interessados em debater questões centrais sobre a juventude.

O evento terá três temáticas norteadoras – Experiências educativas, Articulação de parcerias e Políticas públicas para a juventude – e os participantes poderão optar por qual assunto gostariam de conversar e fazer suas conexões, a partir de um momento de diálogo participativo e colaborativo, conhecido como a metodologia do “World Café”.

Segundo Rayssa Aguiar, gestora do Programa Aprendiz Comgás, a proposta do encontro é abrir espaço para que as ações que estão sendo pensadas e realizadas ´para´ e ´com´ os jovens apareçam e sejam partilhadas, gerando diálogos e aproximações de diferentes atores, de uma maneira que as pessoas se sintam a vontade para interagir, refletir e criar.

“Neste sentido, muitas conexões são possíveis, tanto no campo das reflexões, quanto no campo das ações. Por isso, a tentativa será de fazer com que as pessoas saiam com ideias, desejos e contatos, na qual essas conexões possam ganhar outras dimensões após o evento e, em alguma medida, contribuam para os territórios de atuação desses diferentes atores”, comenta a gestora do PAC.

O evento contará ainda com a cobertura educomunicativa dos jovens da Viração, assim como apresentações culturais e a entrega de uma revista do Aprendiz Comgás, que traz os principais aprendizados das conexões realizadas pelo programa em 13 anos de trabalho.

Nesse período, o PAC já envolveu mais de 4090 jovens, que elaboraram e desenvolveram 910 projetos de intervenção social, com o intuito de solucionar questões de suas comunidades nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, cidadania e comunicação.

A Tecnologia Social para a Juventude – Aprendiz Comgás é também disseminada por meio da formação de educadores de outras organizações e professores de escolas públicas de Ensino Médio, ampliando sua visão em relação ao potencial e à participação juvenil, além de contribuir para a reflexão acerca de suas práticas educativas no ambiente escolar. Essa tecnologia já chegou a 20 cidades, com a participação de mais de 900 professores nos encontros de formação.

Serviço
Evento: “Juventude na cidade: conexões possíveis”
Data: 27 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Centro Cultural Rio Verde (rua Belmiro Braga, 181 – Vila Madalena – São Paulo)
Inscrições: os interessados podem acessar o formulário para fazer a sua inscrição até o dia 22 de novembro. Clique aqui para se inscrever!
As vagas são limitadas.
Informações: pelo telefone: (11) 3096-3900 ou pelo email: [email protected]

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks