Integrantes do PAC conhecem um esporte diferente: o Tchoukball

No dia 24 de outubro, cinco jovens do PAC e cerca de 25 crianças, adolescentes e jovens da comunidade do Jardim Ângela se reuniram para um dia diferente!

A convite do Aprendiz Comgás, Eduardo Brunello, profissional de Educação Física, foi o responsável por apresentar uma nova modalidade esportiva: o Tchoukball.

Trata-se de um esporte criado por um médico suíço, Dr. Hermann Brandt, na década de 1970, que ainda é pouco conhecido no Brasil. Genuinamente coletivo, com regras fáceis de compreender, o Tchoukball permite ser jogado por uma gama de diferentes participantes, pois não há contato físico. Inclusive, o Brasil é campeão em oito de dez categorias do esporte nos Jogos Panamericanos.

Realizada na quadra da E.E. Dr. Honório Monteiro – reunindo os jovens da comunidade que estudam na escola e também os que moram no entorno – a atividade teve como objetivo mobilizar os participantes para o processo de revitalização do espaço, foco da equipe do projeto Revitalização Honório.

Jovens do PAC, com Amanda Ribeiro e o professor Eduardo Brunello, ao centro

De acordo com Amanda Ribeiro, integrante do projeto, “por ser um esporte pouco conhecido, o interesse em aprender foi maior. O tchoukball é divertido e educativo e ainda possibilita que homens e mulheres joguem juntos, o que diminui o machismo”.

Por ser um esporte em que “o objetivo não é criar campeões, mas contribuir para construção de uma sociedade harmoniosa”, segundo a filosofia transmitida por Eduardo Brunello, durante a atividade, não houve nenhum tipo de agressão e nem uso de palavrões, o que foi notado pelos próprios jogadores.

“A proposta foi muito enriquecedora, gerou novos conhecimentos aos participantes. O jogo integrou grupos de diferentes idades e sexos, de forma pacífica, dinâmica e divertida. Além disso, o projeto de revitalização da quadra pôde ser divulgado e é muito provável que as pessoas se mobilizem para as ações”, afirmam Renata Paiva e Roberta Piozzi, educadoras do PAC que estiveram presentes no dia.

Se você ficou com vontade de saber mais sobre esse esporte, acesse o site da Associação Brasileira de Tchoukball: www.tchoukball.esp.br.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks