Cerca de 40 jovens que participam da disciplina de “Projetos de Educação Ambiental”, do Ensino Técnico Integrado ao Médio, da ETEC Parque da Juventude, tiveram a oportunidade de apresentar à equipe do PAC os resultados das intervenções promovidas por eles na escola, a partir das formações realizadas junto ao Aprendiz Comgás durante este ano.
Os jovens demonstraram muita empolgação com o que conseguiram promover com suas iniciativas. Durante o encontro, os jovens também realizaram uma avaliação sobre o que foi desenvolvido e socializaram os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.
Um resultado positivo levantado em comum pelo grupo foi a intensa interação do público com as intervenções e, como ponto a ser melhorado, indicaram a necessidade de um maior apoio da coordenação escolar às ações. Para superar esse desafio, já indicaram alguns caminhos, como a possível criação de um grêmio.
Conheça as intervenções realizadas pelos jovens:
Coleta de lixo eletrônico – o grupo não esperava recolher tamanha quantidade de e-lixo. Houve uma parceria espontânea do Telecentro, que fica na ETEC.
Criação de ambiente com materiais reciclados – a proposta era de interação do público com os objetos criados. O grupo teve sucesso com a iniciativa, sendo o espaço ocupado durante todo o tempo da intervenção.
Desperdício de alimento – o grupo passou uma linha de uma sacada a outra do terceiro andar da escola e, ao lado, colocou um cartaz informando que aquele espaço representava a quantidade de alimentos que as feiras brasileiras desperdiçam em um dia. Outra intervenção foi realizada na copa da ETEC, apontando a altura do que é desperdiçado de alimentos por minutos.
Adoção de animais abandonados – os jovens colocaram uma lixeira no pátio da escola, da qual era possível ouvir latidos de cachorros (que eram reproduzidos por um celular). As pessoas ficaram curiosas e, quando abriam a lixeira, algumas informações na tampa indicavam a quantidade de animais abandonados e em quais locais poderia ser realizada uma adoção.
Falta de água – o grupo fez diferentes intervenções, com cartazes nos bebedouros da escola, apontando a importância do cuidado com a água.
Importância do córrego do Parque da Juventude – os jovens criaram duas intervenções. A primeira se chamou “Ache o erro”. Eles buscaram informações no site da prefeitura e encontraram, erroneamente, um panfleto que indicava que o córrego do PJ estava despoluído. Provocaram o público a perceber essa informação durante a semana e no último dia apontaram o “erro”. Já na segunda intervenção fizeram uma sequência de imagens que levava a poluição do córrego, colando uma figura em cada dia da semana. A iniciativa despertou a curiosidade de quem por ali passava.