Projeto Disseminação leva formação a 430 educadores em 2013

Cerca de 430 educadores participaram, ao longo deste ano, das diversas oficinas promovidas pelo Projeto Disseminação, do Programa Aprendiz Comgás, no Estado de São Paulo.

As atividades foram realizadas em nove ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) localizadas nas cidades de São Paulo, Osasco, Limeira e São Vicente, mas estiveram presentes professores de ETECs de outros municípios, como Batatais, Araraquara e Guarujá, por exemplo.

As iniciativas fizeram parte da parceria do PAC com o Centro Paula Souza e a Diretoria de Ensino de Limeira, no interior do Estado de São Paulo.

Durante as formações, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer a Tecnologia Social para a Juventude do PAC e debater a respeito de temas como: os diferentes conceitos sobre juventude, currículos e práticas educativas, projetos sociais e o atual panorama das políticas públicas para esta faixa etária.

A proposta das oficinas foi ampliar a visão dos participantes em relação ao potencial e à participação juvenil, além de contribuir para a reflexão acerca de suas práticas no ambiente escolar. Os educadores que participaram das atividades do PAC apontaram diversos resultados a partir das reflexões geradas nas oficinas.

De acordo com os professores, foi possível adquirir um novo olhar sobre a juventude; uma busca maior por experiências educativas inovadoras; crença na interdisciplinaridade e nas parcerias; mudança de comportamento como professor, em prol da transformação da escola; incentivo aos alunos para que estes tenham conhecimento e participem das políticas que são voltadas para a juventude; entre outros.

“A partir do momento em que os professores entraram em contato com a metodologia de trabalho do PAC, sentiram-se mais livres para criar e inovar em suas práticas pedagógicas. A ideia de trabalhar por projetos foi muito forte neste ano dentro nas ETECs e acreditamos que pudemos colaborar para que os desejos se transformassem em aulas diferenciadas. Além disso, ajudamos estes professores a entenderem o desenvolvimento do seu aluno de maneira mais integral, construindo relações de confiança e de autonomia”, comenta Rayssa Aguiar, gestora do Programa.

A disseminação da tecnologia Aprendiz Comgás acontece desde 2004 e, até agora, já chegou a 61 cidades do Estado de São Paulo.

Conheça as ETECs que contaram com oficinas do PAC em 2013:
ETEC Getúlio Vargas – Extensão CEU Caminho do Mar
ETEC Prof. Basilides de Godoy
ETEC CEPAM
ETEC Itaquera
ETEC Jaraguá
ETEC Jardim  Ângela
ETEC Parque da Juventude
ETEC Prof. André Bogazian – Osasco I
ETEC Drª Ruth Cardoso – São Vicente

Outras ETECs, representadas por professores que também participaram de atividades do PAC:
ETEC Santa Cruz do Rio Pardo
ETEC Antônio de Pádua Cardoso – Batatais
ETEC Dona Escolástica Rosa – Santos
ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz – Araraquara
ETEC Alberto Santos Dumont – Guarujá
ETEC Bertioga
ETEC Novo Horizonte

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks