Entrega do VI Prêmio Aprendiz Comgás

Hoje muitos são os grupos de jovens e coletivos juvenis que desenvolvem ações sociais inovadoras, utilizam-se principalmente da arte e da comunicação para criar experiências de socialização potencialmente educativas, principalmente em territórios aonde a ausência dos serviços públicos, voltados para a qualidade de vida, é sentida por suas populações.

Inicialmente, os jovens buscam garantir espaços de expressão e de convivência, os grupos e coletivos representam suas opiniões, estilos, desejos e anseios, afirmando sua identidade perante a sociedade. Encontram nesses pequenos grupos, formas de participação social pouco ou nada institucionalizadas, que ganham, de acordo com o amadurecimento de cada grupo, dimensões políticas.

Para potencializar essas ações o prêmio Aprendiz Comgás de incentivo a projetos sociais, elaborados, coordenados e executados por jovens teve mais uma edição.

No dia 16 de agosto onze grupos, cerca de 50 jovens, reuniram-se no Museu da Energia para conhecer os seis projetos contemplados com o apoio financeiro de R$ 2500,00 que irão ser aplicados, durante o segundo semestre de 2012, em ações inéditas e em ações que já estão sendo desenvolvidas nos territórios de atuação dos coletivos. Os projetos contemplados, Porta Aberta (Capão Redondo – ZS) , Vozes da Vila ( Vila Albertina – ZN) , Nas ruas, um Orfeu de Mochila ( Jaguaré – ZO), Se essa escola fosse minha ( Penha –ZL) , Cine na Vila ( Vila Albertina – ZN), Coleção Literária Besouro (Brasilândia – ZN) demonstraram muita criatividade no campo em que se propõem a atuar.

Segundo Regina Elias, integrante de dois projetos contemplados ( Vozes da Vila e Coleção Literária Besouro) esse incentivo é fundamental para se criar novos modelos de difundir e fortalecer a cultura e a educação nas comunidades.

“Ter um prêmio onde o público-alvo é justamente a juventude é apostar no desenvolvimento de base de toda uma geração”.

A entrega do prêmio ficou a cargo de Ênio Santos e Horácio de Barros (Comgás), Vera Vicharelli (Centro Paula Souza), Henrique Davinni (Museu da Energia) Suzana Takako (Programa Aprendiz Comgás) e Luís Barata (Ação Educativa) que participaram ativamente do processo de análise dos projetos inscritos.

No momento da entrega, o coordenador de Projetos da ONG Ação Educativa Luiz Barata, ressaltou a importância da existência do Prêmio Aprendiz Comgás. Segundo ele a presença de tantos jovens indica uma demanda muito grande em acessar recursos para o desenvolvimento de ações que eles desejam conceber e realizar. Também chamou a atenção para a participação politica das juventudes, já que o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) demonstra-se insuficiente segundo Barata “Vale a pena pensar em como interferimos nas politicas públicas para que mais jovens, que tem demandas muito maiores também tenham acesso aos recursos públicos”.

Próximos Passos

A equipe do Programa Aprendiz Comgás, promoverá encontros com os jovens integrantes dos projetos contemplados a fim de fazer o acompanhamento pedagógico das ações.

Esses encontros também serão uma oportunidade para repensar o prêmio para os próximos anos. O Programa pretende realizar esse diálogo junto aos grupos e coletivos para que o prêmio esteja cada vez mais conectado as reais demandas juvenis tornando-se mais acessível a outros grupos de jovens.

Conversa com o militante sociocultural Thiago Vinícius.

Além da entrega do prêmio os presentes puderam conversar com o militante sociocultural Thiago Vinicius, morador do Jardim Maria Sampaio, periferia localizada na zona Sul de São Paulo. Thiago é um dos idealizadores de duas grandes iniciativas sociais em seu bairro: O Banco Comunitário União Sampaio ferramenta de organização e estímulo ao desenvolvimento local e a Agência Popular Solano Trindade, que tem como objetivo fomentar a cultura popular através da viabilização financeira da produção artística da periferia, construindo estratégias de autofinanciamento e sustentabilidade econômica.

As perguntas feitas pelos participantes ao jovem militante, sempre buscavam compreender elementos que fizeram que sonhos se tornassem projetos sólidos de grande impacto social. Segundo Thiago Vinícius, foi na história dos Movimentos Populares, que construiu sua base, mas segundo ele isso não é uma regra. “Cada um faz a sua história, o importante é não esquecer de envolver a comunidade nos processos de construção de um projeto maior de desenvolvimento do bairro”.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks