Formação Completa para professores de Sociologia

As aprendizagens geradas no primeiro semestre junto aos 14 professores de sociologia da Rede Estadual de Ensino puderam ser compartilhadas no último encontro do Projeto Disseminação – Formação Completa. Durante todo o dia os professores participaram de atividades altamente reflexivas e de socialização das experiências vivenciadas junto aos jovens, nas escolas públicas.

A professora Thaís Oliveira, da cidade de São José dos Campos, que atua na escola E.E. Dorival Monteiro de Oliveira contou sobre o projeto “Aprender ao ar livre”, uma iniciativa proposta por alunas do 2º colegial que tem como principal objetivo aumentar o interesse pela escola, por meio de aulas que serão ministradas no pátio da escola, mais precisamente em baixo de uma árvore. Com ajuda da família o grupo pretende iniciar um processo de limpeza da área, que segundo as jovens é um lugar de muito acumulo de entulho.

Essas ideias tiveram início após atividade de mapeamento apresentada na formação e que foi replicada com as jovens na escola. “Eu nunca tinha reparado naquela árvore, após as duas expedições descobri junto com as jovens um lugar com enorme potencial para a realização do projeto”, conta a professora.

Já no período da tarde os professores construíram coletivamente o quadro das aprendizagens a partir dos princípios que norteiam a metodologia de trabalho por projetos, junto aos jovens como: trabalho em equipe, autonomia do jovem, fomentar sua participação na esfera pública e jovem como sujeito participante da elaboração e implementação de projetos sociais e de direitos, entre outros.

Celebração

No final do dia todos puderam celebrar os resultados da formação com uma dança circular, trabalhando equilíbrio entre o individual e o coletivo os professores foram estimulados a atitudes cooperativas e de respeito às diferenças. Após a celebração os professores foram presenteados com uma linha do tempo, composta por fotos de diferentes momentos vivenciados na formação.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks