Programa Aprendiz Comgás (PAC) finaliza 3ª edição da sistematização Tecnologia Social para Juventude

Desde 2000, o Programa Aprendiz Comgás (PAC) atua com jovens da região metropolitana da cidade de São Paulo, já atendeu 3.319 jovens que elaboraram 740 projetos transformadores em suas comunidades de origem, promovendo o aumento na qualidade de vida de seus moradores em diferentes áreas temáticas.

A partir de 2004, o PAC começa a disseminar as suas experiências educativas com professores da rede pública de ensino e com educadores de organizações não governamentais, mas para isso, foi necessária a elaboração da primeira sistematização dos princípios e metodologias vivenciados pela equipe junto aos jovens, a esse trabalho deu-se o nome de Tecnologia Social para juventude. O objetivo desta publicação era o de compartilhar o conhecimento adquirido e oferecer material de apoio aos interessados na prática educativa por projetos.

Após 8 anos, debruçado sob um novo cenário, fomentado pelos cases trazidos por professores da rede pública, educadores de ONGs e pelos debates entorno do tema juventude e participação, o PAC sentiu-se motivado a revisitar o material fazendo a inclusão dessas experiências na sua nova edição.

Os estudos e escrita para esta edição tiveram início em 2011, com o acompanhamento das consultoras Yara Sayão e Cristina Vicentin, que colaboraram com a equipe nos processos de reflexão e produção textual, contribuindo na identificação dos pontos potentes e os que poderiam ser aprimorados nos dispositivos presentes nos projetos do PAC afim de evidenciar as principais modificações introduzidas na metodologia.

Segundo Ivy Moreira, gestora do Programa desde 2008 esta publicação também vem para “reafirmar a potencia da metodologia desenvolvida pelo PAC nesses 12 anos de trabalho junto à juventude dando ênfase ao papel de professores e educadores enquanto mediadores no processo”.

O projeto gráfico trouxe uma leveza à publicação harmonizando cores, textos, imagens e ícones tornando a leitura do material agradável e dinâmica. Sua organização está estruturada em dois volumes que se complementam a fim de inspirar e subsidiar a criação de percursos formativos geradores de aprendizagens significativas voltadas para a cidadania.

O volume 1, Tecnologia Social para Juventude Conceitos e Práticas, apresenta as bases éticas e pedagógicas da proposta educativa. Já o volume 2 Tecnologia Social para Juventude Atividades e Dinâmicas é composto pelo percurso formativo organizado pelo PAC.

Para o Programa é importante ter um material em que professores e educadores possam se apoiar para desenvolver suas atividades trazendo uma utilidade prática no dia a dia do trabalho junto aos jovens.

Lançamento da sistematização Tecnologia Social para Juventude

Para ampliar o debate em torno da Juventude, o Programa Aprendiz Comgás, promoverá no dia 23 de novembro das 15h às 18h o seminário Juventude e Direitos: a dimensão política no trabalho educativo, afim de promover trocas de experiências e saberes entre projetos que atuam com jovens.

Foram convidados os coordenadores do Programa Jovens Urbanos ,Wagner Antonio e do Programa Aprendiz Comgás, Ivy Moreira para falarem sobre suas ações, desafios e aproximações entre as práticas educativas e a garantia de direitos da juventude.

Contaremos também com a participação de Thiago Vinícius, articulador da Agência Popular Solano Trindade, que trará para o debate sua experiência pessoal de criação das moedas sociais Sampaio e Solano a partir do olhar da identificação e busca de direitos.

A mediação da será de Livia De Tommasi , pesquisadora e professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense.

Para fechar teremos o pocket show do MC Kamau. O Rapper que tem trazido em suas letras as demandas da juventude principalmente na cidade de São Paulo teve sua música, Poesia de Concreto publicada em livros didáticos para estudantes do ensino fundamental. O show será acompanhado de um delicioso coquetel e todos estão convidados.

Confirmar presença pelo e-mail: [email protected]

Data: 23 de novembro das 15h às 18h

Local: Auditório da biblioteca do Memorial da América Latina.

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda São Paulo, 01156-001

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks