Programa Aprendiz Comgás abre inscrições para jovens participarem de oficinas no Jardim Ângela.

Os jovens moradores do bairro Jardim Ângela poderão participar de oficinas em elaboração de ações comunitárias, por meio da formação oferecida pelo Programa Aprendiz Comgás (PAC), uma iniciativa da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás em parceria com a organização social Associação Cidade Escola Aprendiz.

Para participar os jovens devem ter de 14 a 18 anos, serem estudantes do ensino médio ou técnico, moradores do Jd. Ângela (Zona Sul de São Paulo).

Os participantes que tiverem uma ideia de ação que possa beneficiar o seu bairro farão suas inscrições individualmente ou em grupo (com até seis integrantes), e serão selecionados por meio da análise de suas propostas e conversa com a equipe de educadores do PAC. Essa etapa visa conhecer os jovens e entender, de forma mais apurada, suas ideias para o bairro.

Ao todo serão 30 jovens selecionados, que receberão bolsa auxilio e alimentação. A formação terá início em Março e segue até Junho, todas as terças e quintas-feiras no período da tarde com carga horária de seis horas semanais.

Os jovens podem pensar em ações relacionadas às áreas da cultura, meio ambiente, educação, comunicação, esporte ou cidadania. Durante o percurso formativo os jovens participarão de oficinas de comunicação, articulação de parcerias, mapeamento e pesquisa, todas acontecerão com o objetivo de auxiliar a elaboração das ações pensadas pelos jovens.

A formação é um espaço onde os jovens poderão se expressar, trabalhar em equipe, visitar espaços culturais e fazer atividades de campo. É um convite para que os jovens juntos aos moradores e potenciais do seu bairro possam construir de forma colaborativa projetos/ações que satisfaçam suas necessidades, na intenção de fortalecer as relações afetivas e cultivar o senso de oportunidade e responsabilidade para cuidar do local e das pessoas que vivem nele.

As oficinas também vêm para dar continuidade às ações desenvolvidas pela Associação Cidade Escola Aprendiz no território. Desde 2007 o trabalho desenvolvido tem o objetivo de fortalecer as redes sociopedagógicas, por meio da participação de crianças e adolescentes na construção e articulação de ações que visem seu desenvolvimento integral.

Neste período importantes ações junto aos jovens já foram desenvolvidas, a mais recente envolve a articulação e mobilização da comunidade escolar para a criação do Espaço Cultural situado na EE Honório Monteiro.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks