Tecnologia social para a Juventude aposta na formação de professores

Em consonância com a 11ª Semana de Ação Mundial, o Programa Aprendiz Comgás tem na educação integral e na capacitação continuada de professores premissas para sua atuação há treze anos

Durante essa semana, ocorre a 11ª Semana de Ação Mundial, considerada o maior evento temático, descentralizado e autogerido sobre educação no mundo. O evento, que tem como tema central a valorização dos professores, nesse ano, acontece em mais de cem países e, no Brasil, cerca de 300 municípios tem realizado atividades sobre os temas da SAM.

O Programa Aprendiz Comgás (PAC) – iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) – apoia essa iniciativa e tem, dentre suas premissas, a formação de educadores como um de seus eixos de atuação mais importantes, além da capacitação de jovens e do trabalho junto a coletivos culturais.

A tecnologia social Aprendiz Comgás visa ampliar a atuação de educadores de ONGs e professores da rede pública de ensino em relação ao potencial e à participação juvenil, além de contribuir para a reflexão acerca de suas práticas educativas no ambiente escolar. Em parceria com o Centro Paula Souza, a equipe do PAC já tem realizado diversas formações na ETEC Parque da Juventude. Para os professores, neste início do ano, já foram promovidas formações com a participação de 58 professores do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) e dos cursos técnicos da ETEC para a elaboração de projetos interdisciplinares.

Dados do Censo Escolar 2011 mostram que na educação básica, não só cresceu o número de docentes, como aumentou a proporção de professores com formação superior. O Brasil possui hoje mais de dois milhões de professores e, nesse sentido, o Programa busca atender parte desta demanda, que ainda é necessita, em larga escala, de formação continuada.

A pauta da educação integral para juventude vem alçando espaço nos debates no campo da educação e o PAC caminha nesta direção há 13 anos, formando e mobilizando jovens e educadores/professores na perspectiva de alinhar cada vez mais as ações formativas às políticas públicas de educação e juventude.

“A partir do projeto Disseminação do Programa Aprendiz Comgás, é possível observar mudanças no olhar dos educadores em relação aos seus alunos. Há um despertar para a percepção do aluno também enquanto jovem, com desejos, anseios e, acima de tudo, potencial criativo. A equipe PAC tem constatado, cada vez mais, que as ações – em parcerias com as escolas – fomentam e validam as reuniões de planejamento pedagógico como sendo espaços de discussão e construção de conhecimento”, comenta Ivy Moreira, gestora do Programa.

Resultados e reconhecimento – Dimas Reis Gonçalves, integrante do projeto Guardiões Griô, atua como educador e mobilizador social por conta de sua experiência junto ao Programa Aprendiz Comgás. Inclusive, está entre os 100 nomes indicados para a primeira edição do Prêmio Virada Sustentável, em parceria com o site Catraca Livre. Os nomes foram indicados pelos membros do Conselho Curador e pela equipe de organização da Virada Sustentável e terá dois vencedores, um eleito pelo voto popular e outro eleito por um júri específico.
Dimas Reis afirma que se tornou educador “por insatisfação, por prazer, por necessidade de transitar e transformar. Mas ainda prefere ser nomeado de anfitrião ou facilitador”, pois se vê como um co-construtor do saber. Segundo ele, o PAC colaborou para ampliar sua visão de mundo e chegou a ser “quase como uma segunda casa e como um escritório coletivo”, lembra.

Serviço

Site Programa Aprendiz Comgás – https://aprendizcomgas.org.br/
11ª Semana de Ação Mundial – http://semanaacaomundial2013.wordpress.com/
Votação Virada Sustentável – http://www.viradasustentavel.com/site/
Projeto Guardiôes Griô – projetoguardioesgrio.wordpress.com

Informações à imprensa:
Daniele Próspero ([email protected] / 11 99444.3587)
Paola Prandini ([email protected] / 11 99999.0602)

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks