Professores de Limeira debatem sobre concepções de juventude e projeto social com equipe do Aprendiz Comgás

Mais de 50 professores de Sociologia da região de Limeira, interior de São Paulo, puderem conhecer mais de perto as concepções e a metodologia de trabalho do Aprendiz Comgás em uma oficina promovida no dia 03 de abril na Diretoria de Ensino do município.

O convite foi feito pelo professor Jonas Beltrão de Oliveira, que é coordenador da disciplina de Sociologia, e já havia participado da formação oferecida pelo PAC em 2012 pela EFAP (Escola de Formação e Aprimoramento de Professores “Paulo Renato Souza”), da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Segundo Jonas, a ideia de convidar o PAC a compartilhar suas experiências com os professores de Sociologia da região se deu pela contribuição que os conteúdos abordados na formação oferecida pelo programa podem trazer para a prática dos professores em sala de aula, aplicando novas atividades junto aos alunos.

“Eu considero a escola um organismo ético vivo, assim como um espaço de relações bastante propício para motivar e desenvolver o protagonismo juvenil. É essa maneira de olhar e entender a escola que quero desenvolver com os professores de Filosofia e de Sociologia, duas disciplinas ávidas do desenvolvimento da consciência e de atitudes éticas, de um olhar crítico sobre a sociedade e do estímulo às práticas protagônicas. Para isso, os conteúdos e a proposta metodológica do PAC têm muito a contribuir, vindo de encontro ao nosso currículo”, comenta.

Reflexões e prática

No encontro, os professores foram convidados a refletir sobre como é o jovem na sociedade atual, quais são as concepções que apresentam sobre a juventude, além de levantar os desafios de se trabalhar com essa faixa etária e também as propostas para vencer essas barreiras.

Entre os desafios apontados pelos professores está a necessidade de tornar a escola mais atrativa para os alunos, despertando assim o seu interesse pela educação; conscientizar os jovens sobre seus deveres; diminuir a violência; e valorizar o trabalho dos professores. Como propostas para superar esse cenário, os professores acreditam que é preciso trabalhar com as novas tecnologias, assim como aproximar os conteúdos da escola da vida dos jovens, além de estimular a autonomia, promover uma reflexão sobre a cidadania e trabalhar tendo em vista o contexto do jovem e sua realidade.

Na oficina, foram apresentados ainda vídeos sobre jovens que atuam em projetos sociais, sendo além de executor um proponente e idealizador. A proposta foi estimular a reflexão dos professores sobre a desnaturalização e o estranhamento do jovem diante de sua realidade e o papel do educador e da escola diante disso.

Segundo Rubia Silva, educadora do Aprendiz Comgás, ficou evidente na fala dos professores a necessidade que eles têm de ampliar sua visão em relação ao potencial e à participação juvenil, atentando para novas formas de ensino e aprendizagem que podem atrair os jovens, ou seja, a necessidade de se aproximar das linguagens do mundo contemporâneo. “Os educadores evidenciaram a importância de um espaço como esse para escuta, tendo em vista os poucos momentos de troca que ocorrem durante o dia a dia nas escolas”, aponta.

Resultados

Na avaliação dos professores, a oficina realizada foi muito positiva e ajudou-os a refletir sobre suas práticas. “A reunião abrangeu um conhecimento real da sala de aula, em que foram levantados problemas do nosso cotidiano. As propostas e práticas apresentadas foram inovadoras e criativas”, comentou Jonathan William da Cunha Mello, E.E. Cesarino Borba, de Iracemápolis. “Fui para a oficina com muitos questionamentos sobre o que seria apresentado e recebi muitas respostas às dúvidas que eram presentes para mim. Discutimos maneiras fantásticas de trabalhar com a disciplina em sala de aula”, completou Luana Malvestiti. E.E. Garcia Losz, de Rio Claro.

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