Jovens do Jardim Ângela se preparam para agir em projetos sociais

No dia 18 de junho, os cerca de 30 jovens, entre 14 e 18 anos, moradores do Jardim Ângela, bairro da zona Sul de São Paulo, que participam do projeto Laboratório do Programa Aprendiz Comgás, cumpriram mais uma etapa na elaboração de seus projetos sociais: a construção do mapa socioambiental.
Após a primeira etapa da capacitação – conhecida como “Explorar” – o segundo momento em curso é chamado de “Focalizar”. Nele, os jovens elaboraram um mapeamento voltado para as especificidades de cada projeto, a fim de descobrirem as demandas da comunidade e dos públicos de suas ações. Trata-se de uma etapa voltada para a escuta e que colabora para o delineamento das estratégias para a terceira e última etapa do processo, batizada por “Agir”.
O mapa socioambiental é criado para possibilitar o conhecimento e reconhecimento de uma determinada comunidade, observando-a tanto da perspectiva de sua estrutura física, identificando as fragilidades e as potencialidades do local, quanto da perspectiva das relações que ali se dão. O termo socioambiental abrange o espaço em todas as suas relações, incluindo as diversas instâncias sociais, éticas, econômicas, culturais, ambientais etc.
Segundo Rayssa Aguiar, educadora do projeto, “o envolvimento dos jovens, na construção do mapa socioambiental, é grande, pois esta atividade pede que eles busquem dialogar com os espaços – como, por exemplo, a escola – em que pretendem executar os projetos sociais que idealizaram e revela os desafios e as motivações em se ter uma ação social junto da comunidade”.
Reunindo-se duas vezes por semana, até 20 de julho, esses jovens terão experiência comprovada em elaboração e implementação de projetos sociais voltados para a comunidade. Tudo isso como resultado de uma formação oferecida pelo PAC com duração de três meses e meio.
Divididos em oito grupos, os projetos sociais articulados pelos jovens apresentam diferentes propostas de atuação, entre elas: a produção de programação musical e de notícias sobre o Jardim Ângela no horário do intervalo da Escola Estadual Honório Monteiro, bem como a melhoria do espaço de lazer da unidade; a organização de campeonatos em diversas modalidades de esportes; o ensino de informática a pessoas da comunidade; a revitalização da quadra da Escola Estadual Amélia Kerr Nogueira e de uma biblioteca da região; e ainda a promoção de rodas de conversa sobre livros e filmes exibidos na comunidade.
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