Jovens do projeto Laboratório se reúnem para festa de encerramento e encontro do #PapoRetoSP

No último dia 03 de agosto, o Programa Aprendiz Comgás promoveu a festa de encerramento das atividades do semestre do projeto Laboratório, no CEU Vila do Sol, no Jardim Ângela. Na ocasião, cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre jovens, pais e amigos.

O objetivo principal da festa foi o de certificar os cerca de 30 jovens do projeto por sua atuação no programa, que os preparou para desenvolver projetos de intervenção social em suas comunidades.
Durante o evento, os projetos dos aprendizes foram apresentados e um balanço coletivo das ações foi feito. Gabriel da Silva Gomes, de 15 anos, afirmou: “A minha vida mudou depois que ingressei no PAC, porque adquiri conhecimento e me tornei mais responsável e maduro, por conta das diferentes tarefas com as quais tive que lidar durante o Programa”.

Daniela Silva Gomes, mãe de Gabriel, corrobora o depoimento do filho, quando declarou que “O Gabriel não mudou 100%, mas 99%”. E ainda disse: “Espero que ele dê continuidade ao que aprendeu a partir de novos cursos, para conseguir uma profissão. Agradeço a oportunidade que o PAC nos deu”.

Ao longo do evento, a palavra-chave foi aprendizado, inclusive para quem ocupou a função de educadora. Rayssa Aguiar, que acompanhou todo o processo junto dos jovens, com o apoio de Renata Paiva, também do Programa Aprendiz Comgás, demonstrou-se feliz com o resultado do semestre: “Para mim, tudo o que vivi com os jovens foi novidade, pois cada turma é diferente da outra. Os jovens deste grupo foram como presentes para minha vida, pois têm energia e garra. Construímos juntos, aprendemos juntos”, afirmou.

Além disso, durante o encerramento, Rayssa apresentou a nova educadora do Programa Aprendiz Comgás, que irá atuar durante o segundo semestre de 2013, apoiando o andamento dos projetos dos jovens: Roberta Piozzi.

No encerramento do evento, os pais puderam fazer um balanço das atividades e, um deles, parabenizou os jovens por sua atuação. “Eu acho que a mocidade está de parabéns porque os poderosos do país não estão preocupados com a nação e vocês têm projetos para melhorar a nossa realidade”, declarou Geraldo Pedro de Lima, pai da jovem Manoela Silva de Lima, de 18 anos.

Após a entrega dos certificados, os jovens participaram do evento #PapoRetoSP – Diálogo das Juventudes, promovido pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, também no CEU Vila do Sol. O objetivo do encontro foi levantar as demandas juvenis, a fim de construir um diagnóstico participativo da comunidade de M´Boi Mirim e região. Entre as necessidades apontadas pelos participantes da reunião, estiveram presentes temas como a construção de uma pista de skate, maior quantidade de projetos em Hip Hop e melhores condições para uso dos equipamentos culturais e de esportes da região, como o CEU e a Casa de Cultura.

Bruno Jesus de Almeida, Auxiliar da Juventude da Subprefeitura de M´Boi Mirim, declarou que o saldo do encontro foi positivo. “Acredito que, a partir deste levantamento de demandas, poderemos encaminhar um relatório aprofundado para a avaliação da Prefeitura”, avaliou. Da mesma forma, Edinéia Andrade de Oliveira, Coordenadora de Núcleo de Ação Cultural do CEU Vila do Sol, também se demonstrou contente com a reunião: “É importante ouvir os jovens, pois eles têm muitas necessidades. É preciso alinharmos juntos as prioridades”, afirmou.

Os aprendizes do PAC puderam expor suas propostas de ação para a comunidade, durante o encontro e um deles, Robson Almeida, se apresentou, juntamente com o grupo S.S. Para ele, “participar de um evento como o #PapoRetoSP é uma oportunidade de divulgar a arte do grupo e poder disseminar a cultura Hip Hop”, afirmou, após uma breve apresentação ao lado de Jean Leite, Muriel Silva e Waldinei Carlos, todos jovens moradores do Jardim Ângela e dançarinos de breaking.

Confira, abaixo, fotos dos grupos certificados durante a celebração do Programa Aprendiz Comgás!
Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks