Intervenções promovidas por jovens convidam para reflexões sobre questões ambientais

Cerca de 40 jovens que participam da disciplina de “Projetos de Educação Ambiental”, do Ensino Técnico Integrado ao Médio, da ETEC Parque da Juventude, tiveram a oportunidade de apresentar à equipe do PAC os resultados das intervenções promovidas por eles na escola, a partir das formações realizadas junto ao Aprendiz Comgás durante este ano.

Os jovens demonstraram muita empolgação com o que conseguiram promover com suas iniciativas. Durante o encontro, os jovens também realizaram uma avaliação sobre o que foi desenvolvido e socializaram os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.

Um resultado positivo levantado em comum pelo grupo foi a intensa interação do público com as intervenções e, como ponto a ser melhorado, indicaram a necessidade de um maior apoio da coordenação escolar às ações. Para superar esse desafio, já indicaram alguns caminhos, como a possível criação de um grêmio.

Conheça as intervenções realizadas pelos jovens:

Coleta de lixo eletrônico – o grupo não esperava recolher tamanha quantidade de e-lixo. Houve uma parceria espontânea do Telecentro, que fica na ETEC.

Criação de ambiente com materiais reciclados – a proposta era de interação do público com os objetos criados. O grupo teve sucesso com a iniciativa, sendo o espaço ocupado durante todo o tempo da intervenção.

Desperdício de alimento – o grupo passou uma linha de uma sacada a outra do terceiro andar da escola e, ao lado, colocou um cartaz informando que aquele espaço representava a quantidade de alimentos que as feiras brasileiras desperdiçam em um dia. Outra intervenção foi realizada na copa da ETEC, apontando a altura do que é desperdiçado de alimentos por minutos.

Adoção de animais abandonados – os jovens colocaram uma lixeira no pátio da escola, da qual era possível ouvir latidos de cachorros (que eram reproduzidos por um celular). As pessoas ficaram curiosas e, quando abriam a lixeira, algumas informações na tampa indicavam a quantidade de animais abandonados e em quais locais poderia ser realizada uma adoção.

Falta de água – o grupo fez diferentes intervenções, com cartazes nos bebedouros da escola, apontando a importância do cuidado com a água.

Importância do córrego do Parque da Juventude – os jovens criaram duas intervenções. A primeira se chamou “Ache o erro”. Eles buscaram informações no site da prefeitura e encontraram, erroneamente, um panfleto que indicava que o córrego do PJ estava despoluído. Provocaram o público a perceber essa informação durante a semana e no último dia apontaram o “erro”. Já na segunda intervenção fizeram uma sequência de imagens que levava a poluição do córrego, colando uma figura em cada dia da semana. A iniciativa despertou a curiosidade de quem por ali passava.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks