Educadores da ETEC Professor Basilides de Godoy participam de oficina com o PAC

“Projetos interdisciplinares, o que está por trás disso?” foi o tema do encontro promovido pelo Programa Aprendiz Comgás, no dia 29 de novembro, na ETEC Professor Basilides de Godoy, em São Paulo. Mais de 45 professores participaram da atividade que teve como objetivo promover uma reflexão e diálogo sobre as práticas de ensino do professor, assim como apresentar ferramentas para trabalhar projetos dentro e fora da escola.

Segundo Rubia Silva, educadora do PAC, os professores trouxeram apontamentos muito pertinentes ao tema, conectando-os com a prática de ensino e, sobretudo, com as formas de relacionamento com os jovens, reafirmando a importância de ampliar o olhar para a juventude e para si mesmos.

Uma das atividades centrais da oficina foi a “Expedição Investigativa”. Dos seis grupos que se formaram, três fizeram um mapeamento da escola e os demais foram para explorar as ruas ao redor da ETEC, a partir de dois temas: rotas afetivas e potenciais educativos. Quando voltaram da expedição, os grupos apresentaram os resultados da atividade, orientados pelas descobertas e pelos ressignificados que a iniciativa proporcionou.

De acordo com Beatriz Siqueira, educadora do PAC, foi possível perceber na atividade que muitos professores compreenderam a importância de ampliar seu olhar para o entorno, indo além da sala de aula a fim de propiciar conexões entre eles, o que enriquece seu processo e o do aluno. Além disso, parte dos professores criou relações com o território no sentido de estabelecer e propor parcerias dos estudantes com os potenciais encontrados no bairro, ou seja, criar articulações para os alunos estagiarem ou desenvolverem projetos.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks