Projeto Laboratório incentiva criação de projetos sociais juvenis no Jardim Ângela

Durante o ano de 2013, o Projeto Laboratório, do Programa Aprendiz Comgás, teve como foco o desenvolvimento de atividades junto a jovens moradores da região do Jardim Ângela, na zona Sul da cidade de São Paulo. Ao todo, foram 36 encontros, num total de 120 horas de atividades, entre março e novembro.

Tendo iniciado a formação com 32 jovens, o Laboratório culminou em sete projetos sociais elaborados pelos próprios participantes, sendo que quatro deles estão sendo implementados. Dessa maneira, essas iniciativas impactaram 2.500 pessoas diretamente, inclusive a partir de parcerias que foram estabelecidas com cerca de duas a cinco pessoas ou organizações, por projeto.

Ao longo do ano, os encontros aconteceram no CEU Vila do Sol, no Centro da Juventude (CJ) e na E.E. Dr. Honório Monteiro. De acordo com Rayssa Aguiar, gestora do PAC, “a elaboração de projetos sociais fez com que os jovens ampliassem o modo de ver a si mesmos e de ver as pessoas e os espaços do Jardim Ângela. A escola, o CJ e o CEU foram palco para muitas dessas experiências, onde cada jovem e cada parceiro puderam entender seus papéis e trabalhar em conjunto”.

Com projetos em diferentes áreas de atuação, o Laboratório contou com propostas – formuladas pelos jovens – adequadas ao contexto da região, com intuito principal de suprir a falta de atividades culturais na comunidade. Além disso, as ações foram embasadas em pesquisas de campo, bem como na experiência dos idealizadores, enquanto moradores do Jardim Ângela.

“O trabalho desenvolvido pelo Projeto Laboratório provocou, principalmente, amadurecimento no grupo participante. Os próprios jovens relataram que, após essa vivência, se sentem mais capazes de encarar os desafios e mostrar que podem agir com responsabilidade, seriedade e comprometimento e que a comunidade pode contar com eles como mais uma alavanca de transformação social”, conta Roberta Piozzi, uma das educadoras do PAC.

Conheça, a seguir, as características dos projetos dos jovens:

REFORMATECA
Público: 2.400 crianças, jovens e adultos frequentadores do Projeto Clube da Turma.
Local: Social Bom Jesus – M’Boi Mirim.
Resumo: Reformar a biblioteca do Clube da Turma e promover atividades relacionadas aos livros e à leitura.

CINE ATTACK
Público: moradores do Jardim Ângela.
Local: Quadra comunitária.
Resumo: Exibição de filmes de conteúdo político e não-comercial, seguidos por debates. A ideia é ampliar o senso crítico dos moradores da comunidade do Jardim Ângela.

REVITALIZAÇÃO HONÓRIO MONTEIRO
Público: 1.900 crianças, adolescentes e jovens, estudantes e funcionários da EE Dr. Honório Monteiro.
Local: E.E. Dr. Honório Monteiro.
Resumo: Revitalizar um espaço ao ar livre, fechado pela escola, buscando resgatar um local no qual as pessoas possam sentar e conversar com tranquilidade e em contato com a natureza.

RODA DE LEITURA
Público: jovens de 13 a 17 anos.
Local: Locais variados, de acordo com a demanda.
Resumo: Realizar rodas de leitura em espaços públicos, como escolas, CJs e CEUs, promovendo o resgate do hábito de ler entre os jovens moradores do Jardim Ângela.

MÚSICA NA ESCOLA
Resumo: Criar uma rádio na escola, E.E. DR. Honório Monteiro, para tocar músicas e dar notícias no horário do intervalo.

REVITALIZAÇÃO AMÉLIA KERR
Resumo: Revitalização da quadra da escola Amélia Kerr.

CAMPEONATO ESCOLAR
Resumo: Promover um campeonato escolar, entre as escolas do Jardim Ângela.

A equipe do Projeto Laboratório também promoveu atividades externas com os jovens. Os lugares visitados foram:
– Cidade Escola Aprendiz;
– Instituto Verdescola;
– Cine Degrau;
– Casa de Cultura M´Boi Mirim;
– Estúdio do grupo “A Banca”;
– Centro Cultural Criança Esperança;
– Centro de São Paulo e região da Avenida Paulista.

Compartilhe e socialize:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks